sábado, 11 de fevereiro de 2012

e outras cositas mas....

56º dia de Pós!


À medida em que eu posto minhas experiências no tratamento ortodôntico, pré e pós operatório, a tendência é que meus leitores se identifiquem extremamente com meu caso; mas eu vos aconselho à consultar o cirurgião sempre que tiver dúvidas e/ou curiosidade. Desta forma você terá uma base de conhecimento sobre Ortognática muito mais vasta sabendo filtrar teu caso separando todos os detalhes que são suma importância.

A pergunta é: Quais problemas a cirurgia ortognática corrige?

A cirurgia é destinada a tratar problemas em três planos da face: antero-posterior, vertical e transverso.
E eu tinha os três!!!!

Plano antero-posterior: são relacionados a problemas do tipo “queixo grande”, chamado prognatismo mandibular; ou de “queixo pequeno” denominado retrognatismo. O maxilar também pode se apresentar com problemas de posicionamento, necessitando correção.
Plano vertical: é o excesso de altura do terço inferior da face, que provoca situações do tipo “sorriso gengival”. Este é o problema no qual a pessoa mostra em excesso os dentes e a gengiva, tanto em repouso como durante o sorriso. Encaixam-se nestes casos, também, os indivíduos que não conseguem permanecer com a boca fechada em repouso. Eles normalmente possuem um rosto mais comprido do que o normal.
A este plano estão relacionados também os problemas do tipo deficiência de altura do terço inferior da face (não era meu caso), ocasionando defeitos estéticos como a pessoa sorrir e não mostrar ou mostrar pouco os dentes superiores, dando a aparência de que não possui dentes.
Planos transverso: consiste de situações onde os maxilares estão em desarmonia no sentido lateral. Ou seja, a face aparenta-se torta ou desviada para um dos lados.

 Agora é com vcs! estudem seus respectivos casos e estejam avontade dividir comigo.
by.



4 comentários:

Anônimo disse...

oi Rosana.... Aqui estou eu "devorando" todos os blogs que encontro a respeiro de cirurgia ortognatica. Sou uma candidata a cirurgia. Prognatismo classe III. Ainda não coloquei aparelho. Somente fiz toda a documentação e ainda estou conversando, pesquisando e criando coragem para dar o passo inicial. Sua história me esclareceu vários pontos de dúvidas que tinha. E ao mesmo tempo, abriu outros questionamentos que terei que fazer ao meu "buco". Pretendo acompanhar sua "biografia ortonatica".... Parabens pela iniciativa. Um abraço!
Mara

Rosana Oliveira disse...

Oooi Mara!
vc está no caminho certo... pesquisar, "devorar" informações concernentes à Ortognática ajuda a preparar o psicológico antes da cirurgia.
Pretendo acompanhar o discorrer do teu caso, viu?
Estou a tua disposição!

Mantenha o contato, tá bom?!

bjs

Anônimo disse...

Oi Rosana... que bom saber que posso compartilhar com alguem que já passou pelo processo. Gostaria muito de conversar mais com voce sobre isso. Se puder, me passe seu email que entro em contato contigo. Obrigada! Um abraço....
Mara.

Rosana Oliveira disse...

claro Mara!
toma nota: rosanaedf.oliveira@hotmail.com

te aguardo