quinta-feira, 27 de setembro de 2012

adeus Inchaço !


O grande vilão do Pós-ortognática é o INCHAÇO (minha nosss!!!!)
Em virtude disto, trago algumas dicas importantes q devemos adotar em nossa rotina alimentar mas, como eu sei q nem sempre é assim, vale muito a pena pôr  em prática neste momento de pós, afim de garantir um resultado mais rápido e saudável. =) 
O inchaço nada mais é do que Retenção de Líquido, então...

Alimentos enlatados, embutidos e em conserva, refrigerantes e temperos  prontos devem ser evitados o máximo possível, poi são ricos em sódio, que é o principal vilão da retenção hídrica.
Alguns alimentos como a batata doce, o repolho, a couve e a couve flor,  apesar de não possuírem um alto teor de sódio, devem ser evitados pois fermentam no estômago e provocam inchaço.
Os doces também precisam ser evitados, assim como as frituras e o fast – food, pois eles aceleram a produção de toxinas e fazem o organismo reter líquidos.
 




Para  combater o inchaço e a retenção de líquidos é preciso, primeiro, ingerir bastante água, pois isso estimula os rins, elimina toxinas e melhora a circulação. Ademais, quando o organismo não está devidamente hidratado as células começam a reter mais líquido como mecanismo de defesa e isso aumenta o inchaço.
Alimentos com alto teor hidrico como a melancia, o pepino, o chuchu, o abacaxi e a abobrinha são extremamente importantes para combater a retenção de líquidos pois possuem quase 90% de água, o que garante a hidratação do organismo.

Confesso que foi meio difícil viver empiricamente isto no primeiro Pós-ortognática pois, como vcs já sabem eu fui liberada pra me alimentar normalmente com 25 dias então, nos primeiros dias eu não tinha muitas escolhas, muito embora houvera sempre uma preocupação em manter minha pouca, breve e momentânea alimentação sempre rica e forte o suficiente pra me manter em pé durante o tempo em que perdia 6 belos quilos.
Contudo, neste segundo P.O. onde minha mordida não comprometida, eu posso desfrutar de algumas vantagens, inclusive a de tentar me livrar o quanto antes dos edemas. E no meu caso, não são tão insignificantes assim....
Estou no 4° dia de Pós-Mentoplastia e no 278° desde a primeira cirurgia; contagem que será zerada com exatamente um ano!
Como  previsto, meu inchaço evoluiu até o segundo dia, dps disto a melhora foi absurdamente notória.
E isto deu-se quando removi os curativos e, logo em seguida vieram os hematomas (mts deles).
Estou roxa, verde, amarela (completamente normal e esperado), tento diminuir isto com compressa morna e, apesar de lento, está resolvendo.
Apostei também na Medicina Homeopática, estou tomando Arnica em glóbulos (manipulado). Arninca é uma das mais conhecidas e usadas com frequência homeopáticas ervas para reduzir o inchaço pós-operatório, muito embora não a tenha usado no primeiro P.O. remeto à Arninca o tempo de melhora de hj comparado ao de antes.
Sinto-me bem mais disposta hoje. Isto é bom pois, ontem eu dormi o dia inteiro! Sei que a disposição oscila bastante mas, sinto-me ótima, até cantarolei hoje... (vou tentar fazer com q Dr.Bruno não leia isto) mas,  fui afoita em cantar algumas coisinhas, estou há mt tempo sem cantar de verdade e agora que minha garganta está menos traumatizada, eu não resisti e cantei, isto me rendeu algumas fisgadas mas, estou bem, de fato.  

É isto... amanhã é outro dia, e que seja breve! =)

7 comentários:

Ewerton Santos disse...

1 ano parece muito tempo, más par quem já passou por todo esse processo, eu acho que não seja tanto tempo.

Boa sorte

rosana oliveira disse...

isso mesmo Ewerton, eu sempre direi a velha expressão: "parece que foi ontem"...
passa muito rápido cara... deve ser por isto q sempre digo tbm um tal de: "faria tudo de novo" e acabo fazendo mesmo... hehe
Mas à nível de contagem, fica complicado, tipo, ñ posso ficar no 365, 366...401... um dia eu vou me estabanar toda com isto :P

joyce mendes disse...

Sou muito magra e sei que vou perder alguns quilinhos.... adoro frutas mas elas não vão me ajudar muito a recuperar a forma antiga...
Mas prefiro desichar!!!
mt bom este post! eu não sabia disto!

rosana oliveira disse...

Pois é Joyce, pode ser que vc nem sofra com edemas... mas fica a dica!

esdrasquimico disse...

Muito boas suas dicas Rosana, tinha muita coisa aqui que realmente eu não sabia. Parabéns pela iniciativa do blog ;)

Ana Paula disse...

Olá Rosana!
Meu nome é Ana Paula e fiz a ortognática há 4 meses. Gostaria muito que vc pudesse me responder algumas perguntas. Vi que vc fez mentoplastia depois de ter feito a ortognática. No meu caso fiz tudo junto, porém meu queixo ficou projetado levemente para direita. Meu buco sugeriu uma nova cirurgia para reparação. No entanto estou com um pouco de medo pois meu primeiro P.O foi difícil. Gostaria de saber se a mentoplastia isolada é tão arrasaste quanto a ortognática. Vc inchou muito? Sou professora e tenho pouco tempo para me recuperar e voltar a trabalhar. Trabalho falando, por isso gostaria de saber também se a fala fica muito comprometida e se a alimentação é menos restrita que a ortognática. Fico extremamente agradecida se puder me responder essas perguntas. Sei que poderia perguntar isso ao meu buco, mas para ele tudo parece muito simples...Obrigada.

Rosana De Oliveira disse...

Olá Paula!
Fique tranquila, a mentoplastia comumente é feita em segundo tempo, trazendo consigo menos traumas.
O inchaço é relativo. Evite-o e se ele for inevitável, trate-o. Parece que não,mas, o segundo pós em detrimento do primeiro, se torna muito mais prático. A mentoplastia não compromete a mordida, a fala e nem necessita de bloqueios. Não há restrições na dieta, além das citadas no post acima.
Por tanto, acalme-se e vá lá refazer a ortog garota! Tenha certeza que valerá todo esforço repetido. ;)

Abraços