sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reciclando o Pós operatório

 Passados 1ano e 32 dias desde a primeira ortog, as vésperas de completar 4 meses de mentoplastia, e em virtude do numero ascendente de leitores recém operados, Suelen Augusto, Éwerton Henrique, Emmanoely Saturnino, Vivian Scalfoni, Esdras Santos, entre outros...

além dos que estão em contagem regressiva à ortog, como minha querida Germana Guerra, Jeci Silva, Sheyla Paes, Michele Maia, Kamila Roberta, Conceição (força Ceça!!!) e outros , outros e outros que me enviam email's todos os dias e participam deste blog e do Grupo no facebook http://www.facebook.com/?ref=logo#!/oliveira.rcf.oliveira decidi reciclar no Minha biografia Ortognática alguns conselhos fundamentais para um pós operatório mais tranquilo.


O que geralmente apavora o paciente no primeiro dia de pós é:
  • não sentir o rosto
  • edema
  • leve insuficiência respiratória
  • vômitos
  • dificuldade pra deglutir, principalmente se estiver bloqueado, além de limitações fisio locomotor nas primeiras horas, o que pode causar uma certa irritabilidade.
Inclusive, é exatamente no primeiro dia de pós que alguns pacientes q outrora clamara pela ortog, passa a odiá-la mortalmente e até arrepender-se de ter feito a cirurgia.
P.s.: Eu não me arrependi em nenhum momento!!!

No segundo dia dá-se a necessidade da primeira profilaxia pós operatória e muitos querem resisti-la, por medo de se ferir, romper os pontos, sentir dor, soltar as placas e parafusos (kkkkk) enfim! são os mais absurdos argumentos ultilizados. Mas NÃO podeeeeee!!! uma boa higienização é fundamental! e vc não vai sentir dor (teu rosto está dormente lembra?), os pontos não se romperão (a maioria são reabsorvíveis e as cerdas da escova nem faz atrito neles), vc não sentirá dores ao escovar pq a hipoestesia não vai deixar (e se sentir, doerá menos que o resultado de uma afta) e sobretudo, as placas não se soltarão (e se soltar, "pelamordedeus" me avise pra eu postar aqui no blog e bater record em visualizações :D).

Outro detalhe que não pode ser negligenciado é o GELO (o melhor anti-inflamatório que há), faça muito gelo, muito gelo; A compressa com gelo precisa ser impreterível nos três primeiros dias!!!!

Não preciso dizer que se faz necessário tornar-se fidedigno aos remédios, não é? Programe o despertador em lembrete com o nome de cada belezinha a ser ingerida, e não perca a hora! Não deixe que a dor te desperte clamando por um analgésico ehehehe.

Áqueles mais manhosos, que gostam de um denguinho excessivo... e não vêem a hora de se operarem afim de cair no colinho da mamãe, eu digo que: Dengo é bom ;) mas pode estragar teu pós! se considerar um eterno dependente, te fará sentir-se um inválido! E não é assim que a ortognática te deixa.
 Vc sentirá sono e indisposição nos primeiros dias e isto é super normal, eu dormia de 10 a 14 hs por dia, mas a partir do 4º ou 5º dia quando vc sentir aquela disposição diferente, entenda que é o teu cérebro te dizendo que vc está VIVO!
Emancipem-se !!! :)
se permita sentir-se seguro à entregar-se no pós operatório... curta-o!

Experimente usar sua própria seringa com suquinho.. ;) acredite em mim, se alimente sozinho e saberás a hora certa de enjetar o líquido e degluti-lo.

Uma vez liberado da compressa com gelo, substitua-a por compressa morna (bem esperta), é hora de se livrar dos edemas e possíveis hematomas. Seja fiel.
Agora vc pode tentar aquele sorrisinho... um biquinho aqui, outro ali... :D

E geralmente, à medida em que o paciente é liberado pra fazer a compressa morna, também é liberado pra fazer drenagem linfática e esta pode ser feita em casa mesmo, frente ao espelho, com movimentos circulares nas bochechas, depois com as seções de fisio as drenagens são intensificadas. O é interessante é que se faça isto antes da compressa, faça isto e se livre o quanto antes dos edemas!

Com oito dias de pós vc ja se sentirá fisicamente muito mais disposto! Com onze dias eu ja estava na rua fazendo compras de fim de ano \o/. Com cuidados excessivos, é claro.

Posterior à isto, não haverá muitos mistérios galera! Nosso instinto é de sobrevivência! Vc saberá desenvolver habilidades jamais conhecidas.

Aproveite sua Ortog com alegria. Vc não precisa ser viciado nisto, tal qual esta blogueira que vos fala, mas, é possível acompanhar o pós operatório com satisfação. ;) eu garanto que sim.

...dado meus conselhos. E se conselho bom não se dá...  eu os vendo ehehehe cobrarei dps ;)

18 comentários:

Suelen Augusto disse...

Bom! Adorei essas dicas aí! Realmente não é fácil, to quase no 5° dia de pós e to bem mais tranquila, sono o dia inteiro, dores fortes no estomago, e etc.. mais dá pra suportar! " Mais sofreu Jesus" como diz minha tia! kkkkkkkkkkkkkkkk tô até tomando banho sozinha ( sem abaixar a cabeça, claro ) enfim.. ótimas dicas! Valeeeeeeeu Ró! Tu és O cara! kkkkkkkkkk
Beijo lindeza!

Emmanoely Coutinho disse...

Menina to engolindo teu blog , to Amando e cada vez que leio vejo uma coisa nova!!!!!!!!!!!! Tudo pela saude e ficarmos Deusas e Deusos Ne Ewerton kkkkkkkkkkk bjs!!!!

Emmanoely Coutinho disse...

Ahhhhh Rosana, vc teve problemas com ESPINHAS????? Pq eu estou com umas inxiridinhas que estão se amostrando!!!! Isso depois da cirurgia!!!

HenriqueSilva disse...

UM DEUSO ::D . o blog é mesmo muiito bom. e Manu esqueci de dizer eu não tive problemas com espinha é por pessoa. Bejuuus Pra vocês.

Bianca disse...

Ró adoro tuas dicas!
Vc é um anjo mesmo viu... estou com 10 dias de pós
Teus cirurgiões devem ter muito orgulho de vc?
Tenho certeza que v tem muito deles...

bjs

Esdras Santos disse...

Olá Rosana! Acho que cada pessoa vivencia o período de pós operatório de uma maneira diferente. Você dormia mais de 10h por dia, enquanto que eu só dormia com ajuda de sedativos. Já vi gente que achou o maior barato o período de pós, já eu tive um pós complicado e me arriscaria a dizer que os 3 primeiros dias pós ortognática foram os piores de minha vida! Mas enfim, agora no 14o dia P.O., o desconforto e as dores foram embora, falta o edema regredir mais um pouco para eu saber como meu rosto vai ficar. E obrigado pelas dicas, como disse a Suelen você é "o cara"! kkkkkkkkk bj

rosana oliveira disse...

eu sou O Cara é Sú? kkkkkkkk #desbancandoRobertoCarlos ehehe :D

Emmanoely, eu sofri muito com acne... então a dica é: mantenha o rosto sempre limpo e livre de oleosidade, opte por sabonetes líquidos com menor teor de gordura. E procure um Dermato. Não vale ficar com manchinhas num rosto novinho em folha, né? rsrsrs

Éwerton! firme e forte no kapo? ehehehe

Ótimo pós p vcs!

rosana oliveira disse...

Esdras meu querido!
sofrestes com insônia, cara.... q chato! conheci algumas pessoas q tbm tiveram dificuldades pra dormirem, entre outros perrengues! Mas a ideia é não se desesperar... Preparar-se psicologicamente antes da cirurgia é fundamental, pq o PIOR e o MELHOR são tão possíveis, quanto prováveis. E não é legal submeter-se à uma auto-comiseração se de repente ao envés de três dias de horrores, forem seis!!! Realmente não há como curtir os primeiros dias de pós mas, é possível manter-se calmo.

Esdras, já já os edemas te abandonam. Evite o sal, sujeito ;)

Te espero aqui em Recife! Sergipe é aqui do ladinho... simbora fazer a mentoplastia! :D


rosana oliveira disse...

Bianca! recebi teu e-mail :)
mt legal tua força... parabéns!

Espero tuas fotos.
E, sim, eu tenho muito orgulho da equipe que me operou.

bj

Esdras disse...

Sim Ro. E depois quero conversar com você melhor sobre a mentoplastia! ;) bjs

renato carvalho disse...

Feliz Aniversário Ró!!!
Deus te abençoe minha linda!

obrigada por responder meus e-mails!

bjos

Eli Mendes disse...

Êêêêê! Felicidades Rosana! você merece tudo de bom nesta vida! Sucesso, saúde, dinheiro e um AMOR rsrsrs bem lindo, divertido, inteligente e que tbm goste de ortog kkkkkkk
to pedindo muito né?!

bjs querida!

rosana oliveira disse...

Obrigada Renatinho meu querido! :D

rosana oliveira disse...

Muito obrigada Eli!!! vc é ótima!
...tomara que vc não esteja pedindo muito, pq o teu desejo foi aceito! ehehe

bjão p ti!

Anônimo disse...

Oi, Rosana.

Eu estou tentando colher depoimentos, conselhos e dicas de pessoas que fizeram a mentoplastia. Sera que poderiamos falar por email? O meu: lanalobel@gmail.com

Me passe o teu se vc não se incomodar.

Um abraço e obrigada.

rosana oliveira disse...

Claro. Vou te contactar.

Guilherme Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Andrade disse...

Vou fazer minha cirurgia no HR segunda-feira preciso falar com você rsrs meu email: guisk8.guilherme@gmail.com